rinoplastia.jpg

Rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. O nariz é uma estrutura importante da face, marcante da personalidade de cada indivíduo e tem características funcionais indispensáveis.

Algumas das queixas mais importantes sobre o nariz são: dorso alto (giba), ponta bulbosa, base alargada, entre outras.

A avaliação da face de cada paciente, permite raciocinar quais seriam as melhores características do nariz para aquela face, associado às queixas dos pacientes e aos desejos de mudanças. A programação da cirurgia é feita se baseando na face como um todo e nessa conversa com o paciente. Basicamente temos três áreas de maior prioridade para tratamento: a raiz nasal, o dorso e a ponta nasal, e podemos realizar essas mudanças usando pontos e cartilagens do próprio septo nasal, ou , se necessário, cartilagens das orelhas e das costelas.

Pacientes que possuem alguma queixa funcional, como obstrução nasal, dificuldades de respirar pelo nariz, desvio de septo, alterações de cornetos e seios paranasais, devem ser avaliados quanto à parte funcional, para que estas queixas sejam resolvidas simultaneamente, com auxílio do otorrinolaringologista.